XXV ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (EBEPe)
Tema: ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE PROFISSIONAL: Pedagogia por quê? Para quê?
01 à 04 de Maio de 2014
Itapetinga - BA
Normas
Gerais de Submissão de Trabalhos
A Comissão Científica do XXV Encontro Baiano dos
Estudantes de Pedagogia faz saber que estão abertas as inscrições para
submissão de trabalhos para o 25º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia –
EBEPe, a ser realizado entre os dias 01 e 04 de maio de 2014 na
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de
Itapetinga, conforme as normas abaixo:
1 - DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
1.1 - As inscrições deverão acontecer através de Ficha de
Inscrição de Trabalho do XXV EBEPe, própria, constante no blog do encontro.
1.3 - Somente será aceito trabalhos enviados
impreterivelmente entre os dias 28 de novembro de 2013 a 04 de abril de
2014.
1.4 - Poderão inscrever trabalhos estudantes de
graduação, graduados, pós-graduação, pesquisadores e professores da educação básica, sendo que os
trabalhos devem obedecer à temática do encontro e seus respectivos eixos
epistemológicos.
1.5 - Os trabalhos poderão ser pesquisas em andamento ou
concluídas, reflexões teóricas e relatos de experiências.
1.6 - Valor da taxa de inscrição para trabalhos será o
mesmo da taxa de inscrição do encontro.
1.7 - Serão desclassificados trabalhos que não obedeçam
aos critérios deste edital.
1.8 - Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores,
incluindo o orientador.
1.9 – Todos os autores e
coautores deverão estar inscritos no encontro e receberão certificados dos
trabalhos apresentados.
1.10 – A publicação do resultado do aceite dos
trabalhos será divulgado no blog do encontro, até o dia 11 de abril de 2014.
1.11 - O envio das cartas de aceites será até o dia 14
de abril de 2014.
2 – DOS EIXOS EPISTEMOLÓGICOS
2.1 – Identidade Docente, formação, experiências
e reflexões;
2.2 – Fundamentos da Educação
2.3 – Práticas Pedagógicas na Educação Básica;
2.4 – O Uno e o Diverso na Construção da
Identidade;
2.5 – Políticas Públicas para Educação e suas
implicações na formação profissional;
2.6 – Movimento Estudantil de Pedagogia.
3 – DAS CATEGORIAS DE TRABALHOS
3.1 – Comunicação Oral
3.1.1 – Comunicação Oral é o Trabalho que objetiva informar
os resultados de pesquisas e que tem o(a) autor(a) centralidade na apresentação
da atividade. Poderão ser apresentados em data show, de acordo
com disponibilidade de equipamento desta Organização, ou como preferir o(a)
autor(a).
3.2 – Pôster
3.2.1 – Pôster é o trabalho que objetiva expor através da
comunicação visual, utilizando-se de fotos, gráficos, tabelas e outros recursos
que contribuam para a compreensão do tema.
3.2.2 – O pôster deverá ter as seguintes configurações:
espaço útil de 1,20 cm de altura e 90 cm de largura, contendo título,
pesquisador responsável (ou equipe), instituição, introdução, metodologia,
resultados obtidos e conclusões e/ou considerações finais e referências.
3.2.3 – Trabalhos inscritos na modalidade Pôster terão 1
(uma) hora para apresentação permanente, devendo o(a) autor(a) afixar seu
Trabalho em local a ser designado pela Coordenação Científica do XXV EBEPe- e permanecer
durante todo o tempo da exposição, o (a) avaliador (a) estará trabalhando
dentro desse período estipulado para as exposições.
3.2.4 – Os autores dos trabalhos aprovados nesta categoria
deverão trazer o pôster pronto para a fixação no local de exposição.
3.3- Os trabalhos de comunicação oral e pôster
poderão se adequar em uma das modalidades abaixo:
3.3.1 - Relatos de Experiência: Trabalhos resultantes de
reflexões e sistematizações sobre experiências, em andamento ou concluídas,
realizadas em ambientes pedagógicos, relacionadas a um dos eixos temáticos do
evento.
3.3.2 - Pesquisas Acadêmico-Científicas: Trabalhos resultantes de
investigações de natureza acadêmico-científicas em andamento (que apresentem
resultados parciais) ou concluídas (com apresentação de resultados finais),
relacionadas a um dos eixos temáticos do evento.
3.3.3 -
Reflexões Teóricas:Trabalhos
resultantes de reflexões e sistematizações teóricas, relacionadas a um dos
eixos temáticos do evento.
3.4 – Minicurso ou Oficina
3.4.1 – A oficina é um espaço de qualificação
do fazer educacional. Devendo apresentar uma situação-problema, a metodologia e
o processo utilizados para a sua solução.As propostas de oficina podem ter como
objetivo ensinar um processo tecnológico, um fazer artístico, uma técnica de
abordagem, uma prática de gestão de grupos, etc. Os mini-cursos são espaços onde são oferecidas atividades de
caráter mais teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a
partir da experiência de um ou mais dos proponentes do trabalho.O importante é que o
participantes adquira determinada habilidade apresentada pelo(a) autor(a).
3.4.2 - Trabalhos inscritos na modalidade Minicurso
ou Oficina serão apresentados em sala de aula, com duração máxima de 2 (duas)
horas, com número limitado de pessoas por oficina.
4 - DA SELEÇÃO DE TRABALHOS
4.1 - Somente serão aceitos os trabalhos referentes à
temática do encontro e que se encontrem dentro das normas exigidas e
apresentadas pela Comissão Científica do evento.
4.2 - Como critérios para a seleção dos trabalhos serão
levados em conta: Fundamentação teórica, metodologia, argumentação e
consistência. Os trabalhos enviados devem ser pertinentes ao tema e ligados à
área de educação, nos mais distintos espaços de aprendizagem.
4.3 - As Sessões de Comunicação Oral, Pôster,
Minicursos/oficinas e Apresentações de vídeos, serão organizados de acordo com
as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e
articulação as diferentes pesquisas e/ou relatos de experiências.
4.4 – A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada
por professores convidados pela Coordenação Científica, de acordo com os eixos
epistemológicos e linhas de estudos e pesquisas de cada professor.
5 – NORMAS DE ENVIO
5.1 – Formatação dos Trabalhos para serem enviados
5.2 - Comunicações Orais ou Pôsteres
5.2.1 - Na primeira página do trabalho, devem
aparecer os seguintes itens:
Título do artigo centralizado: em caixa alta e em
negrito; Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota
de rodapé o(s); Vínculo institucional e e-mail do(s) mesmo(es); Resumo de 5
(cinco) à 08 (oito) linhas, com espaçamento simples; Palavras-chave 03 (três) à
05 (cinco).
5.2.2 - O Texto completo para Pôster deve conter
de 04 (quatro) à 06 (seis) páginas, e para Comunicação Oral, de 07
(sete) à 10 (dez) páginas, incluindo as referências bibliográficas.
5.2.3 - O texto deve conter: introdução, desenvolvimento
e considerações finais.
5.2.4 - Formatação: Programa WORD FOR WINDOWS,
papel tamanho A4, margem superior e esquerda inferior com 3 cm, margem direita
e inferior com 2 cm, Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre
linhas: 1,5 cm, alinhamento justificado, páginas sem numeração.
5.3 – Mini-cursos ou oficinas
5.3.1 - A proposta de minicursos/ oficinas, elas
devem conter de 04 a 06 laudas.
5.3.2 - A submissão do minicurso deverá ocorrer através do
envio de um plano de curso, contendo: Tema/ título do minicurso; Objetivos do minicurso;
Justificativa; Exposição sobre o referencial teórico a ser utilizado;
Procedimentos didático-metodológicos;Recursos materiais a serem utilizados
(especificar quais os recursos e como pretende utilizá-los); Público-alvo
(discriminar a quantidade de participantes); Referências. As propostas de
minicursos serão avaliadas pelo comitê científico e os minicursos aceitos serão
divulgados no blog do evento. A comissão organizadora do evento não irá custear
as despesas com passagem e hospedagem dos ministrantes dos minicursos.
5.3.3 – As propostas de oficinas
deverão conter: Título
sugerido para a oficina; Resumo (máximo de 200 palavras); Objetivos;
Metodologia; Recursos necessários; Número máximo de
participantes; Resultados esperados; Local adequado, sendo que, o local
adequado para a realização dos minicursos/ oficinas estarão sujeitos a
disponibilidade da Comissão Organizadora do evento. As necessidades de
equipamentos eletrônicos (datashow, aparelho de som), deverão ser informadas na
ficha de inscrição da oficina, e serão avaliadas de acordo com a
disponibilidade do evento.
5.4 – Referências Bibliográficas e
Anexos
Citações e notas segundo as normas da ABNT em
vigor;
Nota de rodapé;
Referências bibliográficas ao final do texto
contendo, exclusivamente, as obras citadas;
Quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou
desenhos) deverão vir após as referências bibliográficas, com indicação de
fonte (quando for o caso).
5.5 – Antes de enviar trabalho, é
necessário ter realizado a inscrição do evento no blog: http://25ebepe.blogspot.com.br/
5.6 - Nomear o arquivo do trabalho de
acordo com cada categoria da seguinte forma:
Comunicação oral – título do trabalho; Pôster -
título do trabalho; Oficina-nome da oficina; Minicurso-nome da minicurso;
5.7 - Deverá ser preenchida a ficha de
inscrição de trabalho (clique aqui para baixar). A ficha de inscrição do
trabalho e o arquivo do trabalho deverão ser enviados como anexos em arquivos distintos
para o e-mail:científica25ebepe@gmail.com
5.8 – As dúvidas sobre envio de trabalhos devem ser
enviadas para o e-mail: científica25ebepe@gmail.com
6. DA PUBLICAÇÃO EM ANAIS
6.1 - Os trabalhos aprovados pela Comissão
Científica do XXV EBEPe serão publicados integralmente e divulgados no site do
Encontro.
6.2 - É de inteira responsabilidade das (dos)
autoras (es) os textos e informações prestadas nos trabalhos enviados para
apresentação no XXV EBEPe .
6.3 - Os Anais e os trabalhos serão
disponibilizados para download no site do Encontro.
7 - COMISSÃO CIENTÍFICA
7.1 - Comissão Executiva
Leila Lobo de Carvalho – UNEB/DEDC
Vandearley dos Santos Borges – UNEB/DEDC
7.2 - Comissão Técnica
Dr. Anderson de Carvalho Pereira – UESB/DCHEL/PPGED
Me. Cristina Silva dos Santos – UESB/DCHEL
Me. Ednaldo Gonçalves
Coutinho- IFTM
Esp. Emerson Tadeu Cotrim Assunção – UNEB/DCHT
Dra. Ennia Débora Passos Braga
Pires - UESB/DCHEL
Me. Fernanda Cristina
Gaspar Lemes -UFSCar
Me. Flávio Reis dos Santos –
UniSant’Anna
Me. Lúcia Gracia Ferreira Trindade - UESB/DCHEL
Me. José
Aparecido Alves Pereira - UNEB/ DEDC XII
Me. José Valdir Jesus de Santana - UESB/DCHEL
Dr.
Marcius de Almeida Gomes UNEB/ DEDC XII
Me. Margareth Correia Fagundes Costa
- UESB/DCHEL
Dra. Maria de Fátima de Andrade Ferreira -
UESB/DCHEL/PPGCA
Me.
Sandra Alves de Oliveira - UNEB/ DEDC XII
Me. Soraya Mendes Adorno - UESB/DCHEL
Me. Tania Barbosa Martins - UFSCar
Me
.Warley Kelber Gusmão de Andrade - UNEB/ DEDC XII
Esp. Wdson Vieira de Oliveira -
UESB/DCHEL
Esp. Wemerson Meira Silva - UESB/DCHEL
Me. Zoraide Vieira Cruz - UESB/DCHEL