Submissão de Trabalhos

XXV ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (EBEPe)


Tema: ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: Pedagogia por quê? Para quê?

01 à 04 de Maio de 2014
Itapetinga - BA

Normas Gerais de Submissão de Trabalhos



A Comissão Científica do XXV Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia faz saber que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o 25º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia – EBEPe, a ser realizado entre os dias 01 e 04 de maio de 2014 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Itapetinga, conforme as normas abaixo:


 1 - DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

1.1 - As inscrições deverão acontecer através de Ficha de Inscrição de Trabalho do XXV EBEPe, própria, constante no blog do encontro.
1.2 - O trabalho deverá ser anexado e enviado em arquivos distintos para a o e-mail do encontro.
1.3 - Somente será aceito trabalhos enviados impreterivelmente entre os dias 28 de novembro de 2013 a 04 de abril de 2014.
1.4 - Poderão inscrever trabalhos estudantes de graduação, graduados, pós-graduação, pesquisadores e professores da educação básica, sendo que os trabalhos devem obedecer à temática do encontro e seus respectivos eixos epistemológicos.
1.5 - Os trabalhos poderão ser pesquisas em andamento ou concluídas, reflexões teóricas e relatos de experiências.
1.6 - Valor da taxa de inscrição para trabalhos será o mesmo da taxa de inscrição do encontro.
1.7 - Serão desclassificados trabalhos que não obedeçam aos critérios deste edital.
1.8 - Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores, incluindo o orientador.
1.9 – Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no encontro e receberão certificados dos trabalhos apresentados.
1.10 – A publicação do resultado do aceite dos trabalhos será divulgado no blog do encontro, até o dia 11 de abril de 2014.
1.11 - O envio das cartas de aceites será até o dia 14 de abril de 2014.

 
2 – DOS EIXOS EPISTEMOLÓGICOS

2.1 – Identidade Docente, formação, experiências e reflexões;
2.2 – Fundamentos da Educação
2.3 – Práticas Pedagógicas na Educação Básica;
2.4 – O Uno e o Diverso na Construção da Identidade;
2.5 – Políticas Públicas para Educação e suas implicações na formação profissional;
2.6 – Movimento Estudantil de Pedagogia.


3 – DAS CATEGORIAS DE TRABALHOS

3.1 – Comunicação Oral
3.1.1 – Comunicação Oral é o Trabalho que objetiva informar os resultados de pesquisas e que tem o(a) autor(a) centralidade na apresentação da atividade. Poderão ser apresentados em data show, de acordo com disponibilidade de equipamento desta Organização, ou como preferir o(a) autor(a).

3.2 – Pôster
3.2.1 – Pôster é o trabalho que objetiva expor através da comunicação visual, utilizando-se de fotos, gráficos, tabelas e outros recursos que contribuam para a compreensão do tema.
3.2.2 – O pôster deverá ter as seguintes configurações: espaço útil de 1,20 cm de altura e 90 cm de largura, contendo título, pesquisador responsável (ou equipe), instituição, introdução, metodologia, resultados obtidos e conclusões e/ou considerações finais e referências.
3.2.3 – Trabalhos inscritos na modalidade Pôster terão 1 (uma) hora para apresentação permanente, devendo o(a) autor(a) afixar seu Trabalho em local a ser designado pela Coordenação Científica do XXV EBEPe- e permanecer durante todo o tempo da exposição, o (a) avaliador (a) estará trabalhando dentro desse período estipulado para as exposições.
3.2.4 – Os autores dos trabalhos aprovados nesta categoria deverão trazer o pôster pronto para a fixação no local de exposição.

3.3Os trabalhos de comunicação oral pôster poderão se adequar em uma das modalidades abaixo:

3.3.1 - Relatos de Experiência: Trabalhos resultantes de reflexões e sistematizações sobre experiências, em andamento ou concluídas, realizadas em ambientes pedagógicos, relacionadas a um dos eixos temáticos do evento.

3.3.2 - Pesquisas Acadêmico-Científicas: Trabalhos resultantes de investigações de natureza acadêmico-científicas em andamento (que apresentem resultados parciais) ou concluídas (com apresentação de resultados finais), relacionadas a um dos eixos temáticos do evento.

3.3.3 - Reflexões Teóricas:Trabalhos resultantes de reflexões e sistematizações teóricas, relacionadas a um dos eixos temáticos do evento.


3.4 – Minicurso ou Oficina

3.4.1 –  A oficina é um espaço de qualificação do fazer educacional. Devendo apresentar uma situação-problema, a metodologia e o processo utilizados para a sua solução.As propostas de oficina podem ter como objetivo ensinar um processo tecnológico, um fazer artístico, uma técnica de abordagem, uma prática de gestão de grupos, etc. Os mini-cursos são espaços onde são oferecidas atividades de caráter mais teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir da experiência de um ou mais dos proponentes do trabalho.O importante é que o participantes adquira determinada habilidade apresentada pelo(a) autor(a).

3.4.2 - Trabalhos inscritos na modalidade Minicurso ou Oficina serão apresentados em sala de aula, com duração máxima de 2 (duas) horas, com número limitado de pessoas por oficina.


4 - DA SELEÇÃO DE TRABALHOS

4.1 - Somente serão aceitos os trabalhos referentes à temática do encontro e que se encontrem dentro das normas exigidas e apresentadas pela Comissão Científica do evento.

4.2 - Como critérios para a seleção dos trabalhos serão levados em conta: Fundamentação teórica, metodologia, argumentação e consistência. Os trabalhos enviados devem ser pertinentes ao tema e ligados à área de educação, nos mais distintos espaços de aprendizagem.

4.3 - As Sessões de Comunicação Oral, Pôster, Minicursos/oficinas e Apresentações de vídeos, serão organizados de acordo com as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação as diferentes pesquisas e/ou relatos de experiências.

4.4 – A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por professores convidados pela Coordenação Científica, de acordo com os eixos epistemológicos e linhas de estudos e pesquisas de cada professor.

5 – NORMAS DE ENVIO

5.1 – Formatação dos Trabalhos para serem enviados

5.2 - Comunicações Orais ou Pôsteres
5.2.1 - Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens:
Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito; Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé o(s); Vínculo institucional e e-mail do(s) mesmo(es); Resumo de 5 (cinco) à 08 (oito) linhas, com espaçamento simples; Palavras-chave 03 (três) à 05 (cinco).
5.2.2 - O Texto completo para Pôster deve conter de 04 (quatro) à 06 (seis) páginas, e para Comunicação Oral, de 07 (sete) à 10 (dez) páginas, incluindo as referências bibliográficas. 
5.2.3 - O texto deve conter: introdução, desenvolvimento e considerações finais.
5.2.4 - Formatação: Programa WORD FOR WINDOWS, papel tamanho A4, margem superior e esquerda inferior com 3 cm, margem direita e inferior com 2 cm, Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas: 1,5 cm, alinhamento justificado, páginas sem numeração.

5.3 – Mini-cursos ou oficinas

5.3.1 - A proposta de minicursos/ oficinas, elas devem conter de 04 a 06 laudas.

5.3.2 -  A submissão do minicurso deverá ocorrer através do envio de um plano de curso, contendo: Tema/ título do minicurso; Objetivos do minicurso; Justificativa; Exposição sobre o referencial teórico a ser utilizado; Procedimentos didático-metodológicos;Recursos materiais a serem utilizados (especificar quais os recursos e como pretende utilizá-los); Público-alvo (discriminar a quantidade de participantes); Referências. As propostas de minicursos serão avaliadas pelo comitê científico e os minicursos aceitos serão divulgados no blog do evento. A comissão organizadora do evento não irá custear as despesas com passagem e hospedagem dos ministrantes dos minicursos.

5.3.3 – As propostas de oficinas deverão conter: Título sugerido para a oficina; Resumo (máximo de 200 palavras); Objetivos; Metodologia; Recursos necessários; Número máximo de participantes; Resultados esperados; Local adequado, sendo que, o local adequado para a realização dos minicursos/ oficinas estarão sujeitos a disponibilidade da Comissão Organizadora do evento. As necessidades de equipamentos eletrônicos (datashow, aparelho de som), deverão ser informadas na ficha de inscrição da oficina, e serão avaliadas de acordo com a disponibilidade do evento. 

5.4  – Referências Bibliográficas e Anexos

Citações e notas segundo as normas da ABNT em vigor;
Nota de rodapé;
Referências bibliográficas ao final do texto contendo, exclusivamente, as obras citadas;
Quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) deverão vir após as referências bibliográficas, com indicação de fonte (quando for o caso).

5.5 – Antes de enviar trabalho, é necessário ter realizado a inscrição do evento no blog: http://25ebepe.blogspot.com.br/

5.6 - Nomear o arquivo do trabalho de acordo com cada categoria da seguinte forma:
Comunicação oral – título do trabalho; Pôster - título do trabalho; Oficina-nome da oficina; Minicurso-nome da minicurso;

5.7 - Deverá ser preenchida a ficha de inscrição de trabalho (clique aqui para baixar). A ficha de inscrição do trabalho e o arquivo do trabalho deverão ser enviados como anexos em arquivos distintos para o e-mail:científica25ebepe@gmail.com

5.8 – As dúvidas sobre envio de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail: científica25ebepe@gmail.com


6.  DA PUBLICAÇÃO EM ANAIS

6.1 - Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do XXV EBEPe serão publicados integralmente e divulgados no site do Encontro.
6.2 - É de inteira responsabilidade das (dos) autoras (es) os textos e informações prestadas nos trabalhos enviados para apresentação no XXV EBEPe .
6.3 - Os Anais e os trabalhos serão disponibilizados para download no site do Encontro.


7 - COMISSÃO CIENTÍFICA

7.1 - Comissão Executiva
Leila Lobo de Carvalho – UNEB/DEDC
Vandearley dos Santos Borges – UNEB/DEDC

7.2 - Comissão Técnica
Dr. Anderson de Carvalho Pereira – UESB/DCHEL/PPGED
Me. Cristina Silva dos Santos – UESB/DCHEL
Me. Ednaldo Gonçalves Coutinho- IFTM
Esp. Emerson Tadeu Cotrim Assunção – UNEB/DCHT
Dra. Ennia Débora Passos Braga Pires - UESB/DCHEL
Me. Fernanda Cristina Gaspar Lemes -UFSCar
 Me. Flávio Reis dos Santos – UniSant’Anna
Me. Lúcia Gracia Ferreira Trindade - UESB/DCHEL
Me. José Aparecido Alves Pereira - UNEB/ DEDC XII
Me. José Valdir Jesus de Santana - UESB/DCHEL
Dr. Marcius de Almeida Gomes UNEB/ DEDC XII
Me. Margareth Correia Fagundes Costa - UESB/DCHEL
Dra. Maria de Fátima de Andrade Ferreira - UESB/DCHEL/PPGCA
Me. Sandra Alves de Oliveira - UNEB/ DEDC XII
Me. Soraya Mendes Adorno - UESB/DCHEL
Me. Tania Barbosa Martins - UFSCar
Me .Warley Kelber Gusmão de Andrade - UNEB/ DEDC XII
Esp. Wdson Vieira de Oliveira  -  UESB/DCHEL
Esp. Wemerson Meira Silva - UESB/DCHEL
Me. Zoraide Vieira Cruz - UESB/DCHEL